Os cães e o coronavírus
Cães podem transmitir o novo coronavírus?
O Sars-CoV-2 é o vírus responsável pela atual pandemia e causador da Covid-19, que acomete os seres humanos e para a qual infelizmente ainda não foi desenvolvida nenhuma vacina. Existem alguns outros tipos de coronavírus, cujos hospedeiros não são seres humanos, como é o caso do CCoV – coronavírus entérico canino – que, como o próprio nome indica, acomete apenas cães e para o qual existe vacina disponível no mercado há alguns anos, nós a conhecemos pelos nomes V8 e V10. Nenhuma dessas vacinas seria eficaz em humanos como forma de combate e prevenção da Covid-19, pois tratam-se de cepas (subtipos de vírus) completamente diferentes e que dependem de hospedeiros diferentes para se reproduzir.
Sendo assim, humanos não contraem CCov de seus cães e, até o momento, não há indícios de que cães possam contrair a Covid-19 de seus donos.
No entanto, cães podem portar o vírus nos pelos, nas patas, na coleira, na guia, etc. Assim como sapatos, carteira, celular e outros objetos que carregamos, cães podem carregar o vírus também, de modo que é necessário cuidar da higienização do cão com muito rigor após qualquer passeio ou contato externo.
Quando devo isolar meu cão?
As principais entidades nacionais e internacionais referências em saúde animal, têm a mesma recomentação: que pessoas diagnosticadas com a Covid-19, sintomáticas ou não, devem evitar contato com seus pets. Na impossibilidade de seguir esta recomendação, é necessário utilizar acessórios como luvas e máscara, de modo a minimizar a exposição do animal ao vírus, pelos motivos já descritos acima.
Além disso, neste caso, o cão também deve permanecer isolado em “quarentena” por, pelo menos, 16 dias.
A importância das interações sociais e da manutenção dos exercícios para os cães.
Se nós, que temos acesso irrestrito às informações e temos consciência da necessidade de estar em casa estamos tendo dificuldades em administrar nossas emoções, imaginem os cães que, de repente, tiveram seus pesseios e interações sociais reduzidas ao mínimo, senão cortadas de uma hora para outra. Além disso, muitos tutores viram-se obrigados a cumprir novos papeis e assumir tarefas que antes eram delegadas ou compartilhadas, de modo que a atenção e cuidados com o cão foram prejudicados.
Tenho recebido alguns pedidos de ajuda de clientes relatando que os cães voltaram a apresentar comportamentos inadequados que já haviam sido superados e corrigidos com o adestramento, no entanto, a falta de prática e o tédio causados pela ausência da rotina de exercícios, passeios e adestramento estão causando estragos nas esferas comportamental e emocional dos cães.
Como ficam os passeios e o adestramento dos cães em tempos de quarentena?
Como biólogo, com especialização em comportamento animal, serei categórico: não pode parar! Cães não têm a mesma habilidade de compreensão dos acontecimentos. Diferentemente de nós, não conseguem ter sua necessidade de interação suprida trocando o passeio diário por um episódio da série favorita no Netflix!
Como fica a higienização do cão após o passeio ou sessão de adestramento?
Após cada passeio ou aula será necessário higienizar o cão antes que ele tenha contato com o ambiente interno. A higienização pode ser feita utilizando lenços umedecidos e/ou água e sabão; isso vale para pelos e, principalmente, para as patas e focinho.
Importante deixar claro também, que se deve manter o cão longe de aglomerações, manter uma distância mínima de 2 metros de outras pessoas e animais e também não permitir que o cão fereje ou tenha contato com quaisquer objetos jogados no chão pelo caminho.
REFERÊNCIAS
<https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-coronaviruses> Acesso em 19/05/2020.
<https://www.oie.int/en/scientific-expertise/specific-information-and-recommendations/questions-and-answers-on-2019novel-coronavirus/> Acesso em 19/05/2020.
<https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/how-covid-spreads.html?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fcoronavirus%2F2019-ncov%2Fabout%2Findex.html> Acesso em 20/05/2020.
<https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/faq.html#2019-nCoV-and-animals> Acesso em 21/05/2020.
<https://www.zoetis.com.br/produtos-e-servicos/animais-de-companhia/vacinas.aspx> Acesso em 21/05/2020.