Contato: 11 94757-5944

ESSE É O NOSSO BLOG

Qual é a explicação para os laços profundos que unem cachorros e humanos?

Um estudo de pesquisadores japoneses publicado pela revista Science encontrou motivos para a ligação tão forte que existe entre o homem e o cachorro. Eles são companheiros fiéis, carinhosos. Às vezes, parece até que entendem os nossos sentimentos. Mas qual é a explicação para os laços profundos que unem cachorros e humanos?

A resposta pode estar em uma substância: a ocitocina, um hormônio produzido na glândula hipófise superior, que tem conexão com o hipotálamo, região do cérebro ligada ao bem-estar, às emoções. E que geralmente é produzida quando estamos perto de quem gostamos muito. Por isso é chamada de “hormônio do amor”.
Quando um bebê olha fixamente para os olhos da mãe, os níveis de ocitocina no cérebro dela aumentam, reforçando a ligação dos dois.

Pesquisas já haviam demonstrado que a produção de ocitocina também aumenta quando fazemos carinho ou olhamos fixamente para um cachorro. Agora, uma pesquisa divulgada na revista Science mostrou que o cérebro dos cães reage do mesmo jeito.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores botaram os cachorros e seus donos dentro de uma sala por 30 minutos. Durante esse tempo, os donos conversaram e fizeram carinho nos bichos. Depois, os cientistas colheram urina dos animais e dos donos, que foi analisada no laboratório. O teste foi feito também com lobos criados por humanos. Nesse caso, os níveis de ocitocina não mudaram. Mas entre os cães e os humanos, a produção do hormônio aumentou consideravelmente. A pesquisa também constatou que as fêmeas são mais sensíveis à ocitocina.

Para o professor Takefumi Kikusui, um dos autores do estudo, esse mecanismo de produção da ocitocina ajuda a entender o processo de evolução de cães e de humanos. E explica por que muitos de nós consideram esses bichos parte da família.

(G1 Globo – Edição do dia 16/04/2015)